8 de novembro de 2013

Criar um hábito em 21 dias e perdê-lo em 3…

A Teoria dos 21 Dias foi desenvolvida por Maxwell Maltz (1899-1975), um cirurgião plástico que desenvolveu a Psico-Cibernética ou Psicocibernética - um sistema que melhora a auto-imagem e a auto-confiança - através da observação dos seus pacientes que só percebiam da mudança após uma cirurgia depois de decorridos 21 dias.
Esta teoria pode ser aplicada às nossas tarefas diárias, seja para começar a fazer exercício, para criar hábitos de estudo, para nos lembrarmos de tomar um comprimido,… seja o que for, só será assimilado depois de 21 dias de repetição seguidos! E para quebrar este hábito, por muito interiorizado que esteja, basta quebrar a rotina 3 dias, e lá se vai o esforço do hábito criado… Para iniciar os 21 dias, pode ser necessário escrever no frigorifico ou no espelho o hábito que se quer criar, caso contrário podemos nunca atingir os 21 dias.
Este pensador deixou algumas técnicas importantes para nos fazer crescer e prosperar na vida. Deixou a dica de que com pequenas “técnicas positivistas” é possível melhorar a autoestima e a nossa imagem de nos próprios. “A auto-imagem é a essência da personalidade e do comportamento humano. Mude a auto-imagem, e ambos serão transformados.” Pensar no “copo meio cheio” em vez de “copo meio vazio” extrapolando para outras situações do dia-a-dia é importante e dá-nos mais energia e capacidade para enfrentar os problemas.
Aliás, uma das frases mais célebres de Maxwell Maltz é "A vida está cheia de desafios que se forem se aproveitados de forma criativa se transformam em oportunidades".

Sem comentários: