22 de novembro de 2013

Coimbra

Esta cidade deve ser, a par com Lisboa, Porto e Leiria, das que mais história nos tem para mostrar.
 

A Quinta das Lágrimas é um jardim romântico que nos mostra a história de amor entre D. Pedro e Inês de Castro. Está cheio de árvores e fontes, um palácio do século XIX e ruínas neogóticas. A Fonte das Lágrimas evoca simbolicamente as lágrimas e o sangue derramados por Inês de Castro quando foi executada em 1355 por ordem do pai de D. Pedro, o rei D. Afonso IV, terminando assim o amor entre estas duas personagens da nossa história.
A Universidade de Coimbra foi fundada em Lisboa no reinado de D. Dinis, mas foi transferida para Coimbra em 1537. Tem uma grandiosa arquitetura: a biblioteca joanina datada do século XVIII é o seu maior tesouro com inspiração barroca, as pinturas trompe d’oeil e as infindáveis prateleiras de livros. Com mais de 250 000 obras, estas relíquias ancestrais são impecavelmente preservadas com a ajuda de uma colónia de morcegos que habita a biblioteca e se alimenta dos insetos durante a noite.
O Portugal dos Pequenitos é desde 8 de Junho de 1940, data da sua inauguração, um parque lúdico-pedagógico destinado essencialmente à Criança. Retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo, o Portugal dos Pequenitos é ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações. Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, o Portugal dos Pequenitos é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitectónica que, pela miniatura e pela minúcia, ainda hoje encantam crianças, jovens e adultos.

A Viagem de Autocarro Panorâmico (10€) permite conhecer todos os principais pontos da cidade, com partida do Largo da Portagem e com passagem por: Universidade de Coimbra, Museu Bissaya Barreto, Sé Velha, Mosteiro de Santa Cruz, Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. É possível sair e voltar a entrar em cada uma das paragens.


Sem comentários: