21 de fevereiro de 2014

Leite Creme

Vi ontem na televisão a receita de Leite Creme do José Avilez (no programa "JA ao Lume") e resolvi fazer este fim-de-semana para testar. Nunca tinha feito leite creme na vida, mas até nem correu mal... Não fiz com sementes como ele fez, porque não as tinha, por isso fiz a receita "original".
Ficou saboroso (comi-o num abrir e fechar de olhos...) e foi bastante fácil de fazer, mesmo! Não consegui fazer a parte de queimar com o ferro (afinal, como se faz isso? É preciso ter um ferro especial? Ou pode ser com o ferro de passar a roupa?) por isso coloquei um pouco de canela por cima... Garanto que ficou bom! E nem se notou nenhum quilo a mais na balança...
Aqui fica a receita para não me esquecer como se faz esta decilia:

Ingredientes:

1 litro de Leite
1 casca limão
1 pau de canela
6 gemas
200 gr açúcar
30gr de farinha Maisena

Preparação:
Num tacho, leva-se ao lume o leite, o pau de canela e a casca de limão. Deixa-se ferver e retira-se do lume. Numa taça mistura-se o açúcar e a farinha, e por fim as gemas. Depois do leite ferver, junta-se um pouco do leite na taça, para diluir, e volta-se a colocar tudo no tacho para ir novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deita-se em tacinhas ou numa travessa baixa, deixa-se arrefecer 1hora no frigorífico para criar crosta. Por fim, polvilha-se com açúcar e queima-se com um ferro quente.

Sem comentários: