12 de fevereiro de 2014

Jardim Vertical de Suculentas - Passo a Passo

Estou a interiorizar os passos necessários para fazer um mini jardim vertical de suculentas. Já tenho a lição estudada, só falta pôr as mãos à obra!


A primeira coisa a fazer é decidir o local para alojar as suculentas. É possível fazé-lo em paletes, em caixas de fruta de madeira, numa gaveta ou numa estrutura feita de raíz para o efeito. Dentro das opções, o melhor é começar por fazer um pequeno "quadro" até porque se for feito em palete, depois de pronto, fica relativamente muuuito pesado!



Depois de se ter esse local é nesserário colocar uma rede (nem demasiadoo fina nem demasiado grossa, para ficar um bom espaçamento entre flores) na parte da frente da caixa. Convem proteger o fundo da caixa com plástico, por exemplo, para que não apodreça. Antes do passo seguinte, pode decorar-se a caixa, pintar de uma cor alegre, proteger com verniz... Aqui fica ao critério de cada um, ou de acordo com o local onde se quer colocar o jardim.




De seguida, coloca-se terra própria para catos ente o fundo da caixa (pretegica) e a rede. Por fim, colocam-se as suculentas por cima, entre cada um dos quadrados da rede, na disposição que se pretender.Esta disposição é que vai depois formar o "quadro" ou "desenho" final. O ideal é intercalar as diferentes sululentas, para ficarem misturadas cores e qualidades.



 Depois, basta pendurar o "quadro" num local abrigado da chuva e ir regando, com um borrifador. Sempre que se quiser, pode-se ir aumentanto o jardim, é só colocar mais uma e outra suculenta nos espaços livres! As suculentas gostam de muito calor, mas não da ação direta dos elementos.




Este método pode ser aplicado de diferentes formas em diferentes materiais. Latas, vasos pequenos, capsulas de café, garrafas de refrigerante, calçado de plástico, tijolos, rolhas de cortiça, chávenas de café, aquários, Conchas caracóis, troncos de árvores... É só procurar um local ideal, dar largas à imaginação... e reciclar!!! 


Sem comentários: