6 de setembro de 2013

Pequeno-almoço ou breakfast

Ontem vi um documentário bastante interessante sobre o pequeno-almoço. Não era bem sobre "pequeno"-almoço era sim sobre breakfast. Isto porque de pequeno não tinha nada, era sobre o tipicamente americano ou inglês grande brakfast!
Todos reconhecemos a importância da primeira refeição do dia, mas nem todos exageramos como os ingleses e americanos: bacon, ovos mexidos, feijão branco, pão, sumo de laranja, waffers, doce, fruta, crepes, café, cereais, leite, donnuts, torradas...
Achei interessante porque mostrava a origem de cada  uma das tradições do pequeno-almoço, por exemplo:
- o café surgiu no pequeno-almoço na altura da revolução industrial como forma de afastar os operários das bebidas alcoolicas e dar-lhes mais energia para trabalharem nas linhas de montagem
- os cereais surgiram por engano, na decada de 60 quando começaram a surgir preocupações com a alimentação. O Sr. Kellogs esqueceu-se dos cereais e els ficaram secos, depois espalmou-os e para não se estragarem deu-os aos seus pacientes com leite frio!
- o bacon surgiu através de uma campanha publicitária, promovida por uma empresa que queria aumentar as suas vendas, e tem tido muito sucesso desde então. Teve algumas fases com baixo consumo, principalmente nas épocas em que houve mais preocupação com a saúde,  mas hoje em dia está na moda tudo o que leve bacon.
 
À parte do breakfast surgiu um outro termo: brunch!
Originário dos estudantes universitários do final do século XIX que se levantavam demasiado tarde para um pequeno-almoço (breakfast) e ainda cedo para o almoço (luch), decidiram fazer uma refeição à sua medida, com tudo o que o pequeno almoço tem de bom juntando uma bebida alcoolica, para animar o início do dia. Este termo ficou ainda popularizados pelas estrelas de cinema de Hollywood, quando em deslocação de comboio paravam em restanrantes de luxo para um lanche demasiado ostentoso.

Sem comentários: