7 de setembro de 2010

Istambul, Turkia



Esta viagem fica empatada em primeiro lugar com a viagem a Londres. Istambul é uma cidade mágica, com tanto encanto, e muuuuuita história para se descobrir.


Existe o preconceito de que é uma cidade oriental, onde as mulher usam burcas e os homens são terroristas (eu própria fui para lá com essa ideia) mas a verdade é que é uma cidade com muito para oferecer aos turistas. Não pensem que têm que andar de lemço na cabeça ou tapadas da cabeça aos pés, pelo contrário! No verão o calor torna-se insuportável e convém andar à fresca.

As mesquitas, os palácios dos Sultãos, os passeios debaixo da ponte Europa (para quem não sabe é aponte que liga a Europa à Ásia), os mercados de especiarias, de tapetes, de delícias turcas... E muito, muito, mas mesmo muito mais!

A alimentação é à base de Kebab mas, curiosamente, os pratos e os basores não diferem muito dos nossos (mas não pensem em ir à Pizza Hut à espera de comer pizza com o "nosso" sabor, porque lá carregam-lhe com especiarias, como todas as comidas).

Uma semana é o ideal para se ficar a conhecer as principais atracções do país, que pela minha ordem de preferência são as seguintes:

- Palácio Dolmabahçe e Harém

- Mesquita Azul
- Grande Bazar e Bazar das Especiarias (Egipcio)

- Cruzeiro no Bósforo

- Haghia Sophia

- Museu Arquiológico

- Palácio Topkapi e Harem

Além destas convém também passar vários dias e noites na principal rua da cidade: Istikal Caddesi, onde tudo acontece nas 24 horas do dia, todos os dias!

Também trago na memória a capacidade e a lata dos turcos para nos tentar "enciganar" (sem ofensa), ou seja, querem sempre cobrar-nos o triplo do preço para os produtos, pelo que é obrigatório regatear os preços.
Vale a pena comprar muitas prendinhas, ou melhor, é irresistível não comprar TUDO, principalmente porque tudo nos parece barato!

Sem comentários: