11 de novembro de 2014

Consultas, análises e ecografias na gravidez...

Esta é uma altura de muitas incertezas e dúvidas, medos e alertas constantes. Mas quais os passos a seguir depois de uma gravidez confirmada? E antes? Bem, aqui ficam os passos para uma gravidez sem complicações!                             
Nota - as datas apresentadas são datas depois da última menstruação


Antes de tentar engravidar - devem ser feitas análises e exames para certificar que estamos bem de saúde. Deve iniciar-se a toma do ácido fólico (pelo menos 3 meses antes).

4 a 6 semanas - é possível obter um positivo com um teste de farmácia (à urina) ou com uma análise à hormona GCH (ao sangue). Existem alguns teste à urina que já apresentam as semanas de gravidez, mas o mais fiável é sempre uma ecografia, por volta das 12 semanas.

8 às 10 semanas - deve realizar-se a primeira consulta de acompanhamento ( no ginecologista privado ou no centro de saúde). É preenchido o livro da gravidez, onde a partir de agora constarão todas as informações acerca da grávida, do bebé e da data para o parto. É medida a tensão arterial, peso, serão pedidas as análises do 1ª trimestre (Sífilis, Rubéola, Toxoplasmose, HIV, hepatite B, fator Rhesus, diabetes). Nesta consulta serão receitadas vitaminas que serão tomadas durante toda a gravidez.

10 às 12 semanas - realiza-se a 1ª Ecografia que permite obter informações acerca do bebé: posição do saco amniótico, número de bebés, atividade do coração, tamanho do bebé, data prevista para o parto e translucência nucal.

11 às 13 semanas - consulta de rotina onde se analisam os resultados das análises e da ecografia e se acompanha a tensão arterial e o peso.

15 à 16 semana - teste de amniocentese para despiste de algumas doenças (especialmente para mães depois dos 35 anos ou com anormalidades genéticas na família)

16 às 18 semanas - consulta de acompanhamento do peso  e da tensão, caso o GO tenha equipamento de ecográfica é possível acompanhar o desenvolvimento do feto. Poderá ser recomendado o uso de cinta ou faixa para aliviar o peso da barriga. É dada a ordem para fazer a ecografia do 2º trimestre e as segundas análises.

19 às 22 semanas - realiza-se a ecografia morfológica com medições da cabeça, abdómen e fémur, posição do útero e quantidade de líquido amniótico, e excluir malformações Já é possível indicar qual o sexo do bebé.

20 às 22 semanas - consulta para avaliação da ecografia e das análises ao sangue e à urina. Controlo do peso e da tensão.

24 à 25 semana - realiza-se a análise à Glicémia com a prova de tolerância à glicose (análise feita em jejum com a toma de 75 gr de açúcar e recolha de sangue ao fim de 1 e 2 horas)

24 às 26 semanas - consulta de acompanhamento do peso  e da tensão, caso o GO tenha equipamento de ecografia é possível acompanhar o desenvolvimento do feto.

26 às 30 semanas - pode realizar-se uma ecografia 3D ou 4 D para conhecer as feições do bebé.

28 semanas - devem iniciar-se as aulas de preparação para o parto.

29 às 32 semanas - realiza-se a 3ª ecografia com as mesmas medições feitas na segunda ecografia além do controlo do crescimento do bebé. É também verificada a posição em que se encontra, para saber se poderá ser um parto normal ou não.

30 semanas - deve realizar-se a visita ao hospital onde terá lugar o parto e onde será dada a lista para a maternidade.

28 às 32 semanas - consulta para avaliação da ecografia, do peso e da tensão.

35 às 37 semanas - rastreio do Streptococcus β (análise feita através de colheita vaginal e retal para cultura e análise com cotonete)

32 às 36 semanas - consulta de acompanhamento do peso e da tensão, da posição do feto.

38 às 40 semanas -  últimas consultas que poderão ser semanais ou de 2 em 2semanas para acompanhamento do peso e da tensão, da posição do feto, contrações, perdas de liquido amniótico.



9 meses, 3 trimestres, 40 semanas ou 280 dias...



Existe um site que disponibiliza vídeos de todas as fases da gravidez, para percebermos melhor o que se passa dentro de nós... Vejam mais em "Vida no Ventre" um documentário da National Geographic.