27 de setembro de 2014

Exercícios de preparação para o parto



Hoje começo o meu plano de treinos! Além das três caminhadas semanais, vou começar a fazer alguns exercícios que, segundo li, são importantes para preparar o corpo para o trabalho de parto, e para a posterior recuperação. Existem imensos exercícios, alguns são mais conhecidos que outros, mas todos devem ser, feitos principalmente a partir de 32 semanas de gestação, à medida do que se for capaz. Vou fazê-los diariamente à noite, enquanto vejo TV… vou tentar não me esquecer!    



Exercícios Kegel

Estes exercícios fortalecem os músculos inferiores e melhoram a circulação, facilitando no momento do parto e na recuperação pós-parto. Podem ser feitos em qualquer altura do dia, de pé ou sentada, a trabalhar ou a ver TV, para tal basta contrair os músculos da vagina como se tivéssemos a interromper o xixi e aguentar por 5 segundos. Depois relaxar, respirar e repetir 10 vezes, as vezes que quisermos (e que nos lembrarmos) ao longo do dia.

“Posição de gato"

Esta posição tem os mesmos benefícios dos exercícios Kegel e consiste em ficar com os joelhos e as mãos no chão à mesma distância dos ombros. Depois, inspirando, contrair o abdómen e os glúteos e elevar as costas em forma de arco. Expirar e relaxar as costas até à posição inicial.



Pose de sapateiro

Esta posição ajuda a melhorar a postura, a relaxar a tensão na parte inferior das costas e das articulações dos quadris e a abrir a pelve. Pode ser feita ao fim do dia, ou a ver TV bastando para isso sentar no chão com as costas retas e encostadas à parede, os joelhos fletidos e as plantas dos pés encostando uma na outra. Sem forçar, pressionar os joelhos para baixo. Manter a posição 10 minutos, respirando.

Cócoras

A experiência comprova que estar de cócoras ajuda a preparar o corpo para o trabalho de parto e para o nascimento do bebê, uma vez que fortalece os músculos das pernas e ajuda a preparar a pelve. A forma mais fácil de fazer este exercício é sentar numa bola de Pilates 30 minutos por dia, enquanto se vê TV. Uma alternativa, é apoiar-se numa cadeira, com os pés para fora e mais afastados do que o quadris. Contrair os músculos abdominais, abra o peito, relaxe os ombros e começar a baixar o cóccix fletindo os joelhos. Encontrar o ponto de equilíbrio, respirar fundo e expire, alongando as pernas até voltar à posição inicial.




Sem comentários: