21 de abril de 2014

Papel de Parede

Estou a dedidar algum temo na procura de uma solução para diminuir o eco da minha sala… O Papel de parede parece-me uma boa opção, mas tenho dúvidas, será que o consigo colocar sozinha? Vou-me arrepender?… Estou em fase de investigação!

O papel de parede é uma cobertura usada para decoração de paredes, mesas, estantes…  que permite criar um espaço confortável e quente. É necessário muito cuidado no momento da escolha do tom ou textura a utilizar, uma vez que poderá durar a vida toda! Convem pensar nas vantagens e nas desvantagens do papel de parede VS pintura, no entanto o mais comum é a colocação de papel numa parede apenas, em vez de toda a divisão, como era comum há anos atrás. Pode ser aplicado em salas, quartos, halls, WC e escritórios, sobre parede pintada (limpar a superfície antes), sobre parede com papel de parede (retirar antes o papel antigo) ou sobre azulejo (colocar antes massa para alisar).



Vantagens:


Não exige mão-de-obra especializada
Pode ser lavado com água e sabão - para isso deve ser "lavável"
É antialérgico e a cola é a base de água
A maioria são antifogo
São em média três vezes mais duráveis que a pintura (vinílico dura 12 anos)




Desvantagem:
Para retirar o papel de parede é preciso ter muito cuidado, caso contrário danifica-se a parede:
Papel removível: retirar uma ponta do papel com uma faca e puxar próximo da parede (para não rasgar)
·     - Papel não removível: molhar com água morna, deixar agir antes de retirar com espátula
-  Papel Lavável (impermeável): usar uma lixa grossa, raspar a superfície antes de molhar (não usar escova de arame) 


Tipos: nacional ou importado, podem ser:
TNT: imitação de tecido 
Acetinado: acumula menos pó   
Mica: com pedras naturais e textura 
Vinilizado: lavável e há em muitos padrões 
Vinílico: para grandes áreas (restaurantes, por exemplo)

Sem comentários: