21 de agosto de 2013

Cavalos


Fomos recentemente a uma feira de verão onde estavam em "exposição" cavalos. Foi a primeira vez que fiz uma festinha num cavalo!

Haviam alguns puro sangue lusitano, com o pelo a brilhar, pareciam tapetes, com mais de 500kg e mais altos que uma pessoa...

Como até então nunca me tinha questionado como são os cavalos (são parecidos - psicologicamente - com os cães, com os gatos..?) decidi "investigar". Através da observação percebi que não são animais desconfiados como os cães, são meigos, mas como têm uma força incrível é preciso cuidado quando se está ao pé deles.
Existia nessa feira um cavalo que parecia fazer de estátua... não consegui descobrir se estava a dormir (sim, os cavalos dormem de pé - por pequenos períodos de tempo), a pousar para a foto, ou simplesmente na brincadeira...

Existem alguns muito semelhantes a zebras ou a camelos mas curiosamente o "verdadeiro" cavalo é o cavalo anão! Ou seja, o "cavalo não anão" é que evoluíu e cresceu até se tornar no "normal" quando inicialmente o "normal" era terem apenas 20 cm de altura.

Os cavalos (égua, garanhão e potro - os nomes que compõem a família) são animais habituados a viver com o homem. A sua alimentação baseia-se em aveia, feno, erva - 10kg/dia - e bebem perto de 50 litros de água/dia.

As estátuas que frequentemente se veem de cavalos com os seus donos têm sempre significado: se o cavalo tem as duas patas no ar é porque a pessoa foi morta em batalha, se tiver uma pata no ar é porque foi ferida e se tiver as quatro patas no chão é porque quem o montava morreu de causas naturais.

Em Portugal existem 3 raças: Sorraia, Garrano e Lusitano.

Sem comentários: