4 de novembro de 2010

Gibraltar

Bela cidade, ou deverei dizer país?!
Gibraltar é território Britânico situado no sul de Espanha, um pequeno mundo num país. Tem lingua própria (inglês) moeda unicamente sua (libra de gibraltar), tem o único aeroporto do mundo atravessado por uma estrada (a única de entrada terrestre no país), e, o mais interessante e inesperado de tudo, TEM MACACOS À SOLTA!!! Sim, macacos!
Os macacos são os mais antigos habitantes daquela quase ilha, ou península, e estão à solta, não num jardim-zoológico. É a única região na Europa onde tal acontece. A natureza em estreito contacto com o humano (ou o contrário...).
Ao chegar, a pé, de carro ou de avião, é necessário mostrar Identificação. E lá dentro é o paraíso! Uma mini Inglaterra, com comércio e turismo, história e cultura a cheirar à ilha do norte.

Não se pode então perder a subida de ascensor ou teleférico para ir ao topo da montanha (mais alta que atorre Eiffel) ver os macacos. Os avisos de precaução são ignorados pela maioria dos visitantes e depois é possível ver algumas cenas hilariantes, como macacos a roubar bolachas aos turistas! É muito divertido. E é curioso saber que, apesar dos imensos avisos para não alimentar os animais, para não levar sacos de plástico ou de comida à mostra, para não fazer festas, existem pessoas suficientemente burras para fazem o oposto do recomendado! O resultado é ver macacos a abrir de malas, a tirar sacos de gomas e a arranhar quem lhes quer tocar... Os macacos são fofinhos mas são só para ver, até porque eles estão no seu habitat natural e não devem gostar muito de ser incomodados...


Vale a pena ir lá vê-los!




Sem comentários: