15 de abril de 2010

Peniche

Esta cidade tem para oferecer boas praias - muito boas - e boa história. Para umas férias, ou somente num domingo de sol, um passeio vem mesmo a calhar!
O golfo e a pesca ficam entre as atividades mais populares, além do surfe e do mergulho e dos passeios pela costa Atlântica. Ah, e o geocaching, também é uma boa forma de conhecer a cidade e arredores!



As suas principais "atrações" são:

Berlengas (com um repositório único de diversidade genética, de espécies e de habitats na fronteira ocidental da Europa, bem como o seu significado para a conservação da diversidade biológica - flora e fauna terrestre e marinha)

- Praia dos Supertubos (comparada às ondas Havaianas) 

- Cabo Carvoeiro (também chamado de Orla Meso-Cenozóica Ocidental, assenta sobre rochas carbonatadas do Jurássico Inferior, que correspondem ao testemunho da fase inicial de enchimento da Bacia Lusitânica). 



Esta cidade tem muito património, história, diversão e atividades para dar aos seus visitante. Mais indicações aqui. Podem também ver o mapa da cidade, para não se perderem! 



Onde ficar?

Para um fim-de-semana, para umas férias prolongadas... vai ser fácil encontrar onde ficar...
- Ana's Cottage Surf House - Avenida do Mar, 49, Baleal, Peniche, Portugal
- Areia Branca Beach Hostel - Rua da Foz, 5, Lourinhã, Portugal 
- Apartamentos Vale da Várzea - Estrada da Areia Branca, 2, Seixal, Lourinhã, Portugal 
- Baía de Peniche Surf & Bodyboard Camp/ School - Rua Casal dos Ninhos, 12, Casais do - Baleal, Peniche, Portugal 
- Albergaria Josefa D'Óbidos Hotel - Rua Dom João de Ornelas, Óbidos, Portugal 

Mais informações acerca de alojamento, vejam no site do Município de Peniche


Quanto à história, a Fortaleza de Peniche foi construída em 1645 e representou uma importante base militar durante a Idade Média. Depois de muitos anos de guerras, o seu valor estratégico foi perdendo importância, pelo que acabou por ser desativada. Foi então usada como abrigo para os refugiados Bóeres no início do século XX, um campo de detenção de austríacos e alemães durante a I Guerra Mundial e uma prisão para os opositores do antigo regime português. A fortaleza alberga hoje o Museu de Peniche, que apresenta uma coleção de artefactos regionais e documentação histórica relacionada com a ditadura portuguesa.
 

Sem comentários: