24 de julho de 2021

Cabras!!! (Manual do criador de pequenos ruminantes)

Alimentação

Desmamar aos 3 meses

Forragem fresca

Sal de cozinha

4 litros de água pro dia


É necessário que o criador aprenda a separar, mais ou menos, as forragens por categorias:

- as forragens más – devem ser utilizadas para as camas (por exemplo: palha ou capim muito seco - na época do cacimbo);

- as forragens medíocres - que são utilizadas para manutenção e um fraco crescimento - como acontece em sistemas extensivos.

- as forragens médias - permitem à cabra e à ovelha um crescimento médio e uma produção de leite pouco elevada.

- as forragens boas - podem ser usadas pelos animais com grandes necessidades nutritivas, como as cabras ou ovelhas prenhes, as cabras ou ovelhas em produção leiteira e os cabritos, as quais permitem produções alta


Sinais de cio

Uma cabra ou ovelha, com boa saúde e sexualmente desenvolvida e que não esteja gestante pode entrar em cio todos os 17 a 21 dias. Poderá ser coberta durante 24 a 36 horas. Se o criador quiser planificar o momento da fecundação deverá saber reconhecer os sinais de cio nas cabras e ovelhas:


- agitação da cauda, mesmo quando se coloca a mão sobre o lombo da fêmea;

- berra com frequência, está agitada e salta para cima das outras cabras ou ovelhas;

- a vulva apresenta-se avermelhada e inchada;

- urina com frequência e de modo provocante na proximidade do macho


Gestação

A gestação das cabras e ovelhas é de 145 a 150 dias (21 semanas depois de terem sido cobertas pelo macho). Neste caso a barriga aumenta de volume e podem sentir-se os movimentos do feto (flanco direito da fêmea). Oito semanas antes do parto, os cabritos ou borregos serão desmamados e interrompe-se a ordenha (nas cabras ou ovelhas leiteiras). Deste modo o cabrito ou borrego recém-nascido desenvolver-se-á melhor e a mãe será capaz de produzir novamente muito leite depois do parto.

ATENÇÃO:

Se o período de gestação ocorre durante o cacimbo (entre Maio e Setembro), período em que há menor disponibilidade de alimento, as cabras e ovelhas podem abortar, desenvolver fetos com pesos inferiores aos normais para a espécie e raça, ter partos simples, parindo crias mais pequenas e com menor viabilidade e a possibilidade de abandono das crias por parte das cabras e ovelhas.


O PARTO

Alguns dias antes do parto a vulva e o úbere da cabra ou ovelha começam a aumentar de tamanho; a garupa e a bacia tornam-se mais flexíveis. No dia do parto a cabra ou ovelha fica agitada, deitando-se e levantando-se com frequência. Deixa de beber e de comer. O úbere está contraído, duro. Repele os cabritos ou borregos que se aproximem. Isola-se do rebanho e afasta-se para um canto do curral. A cabra ou ovelha vai deitar-se, mas também pode parir ficando de pé. O recém-nascido vem coberto por dois invólucros ou madres. Estes dois invólucros são expulsos para o exterior. O colo uterino e a vagina dilatam-se. Não é preciso puxar os invólucros porque eles servem para alargar a via de saída, um de cada vez

in Manual do criador de pequenos ruminantes de J. M. Moras Cordeiro, Médico Veterinário


Sem comentários: