15 de abril de 2015

Ensinar o bebé a dormir

Método de Ferber ou Ferberização - A iniciar aos 4 meses de idade:

 Este método parte do princípio de que o bebé é saudável e suficientemente crescido para dormir a noite toda. Consiste em deixar o bebé no berço, dizer boa noite, e sair. Não se deve ficar à espera que ele adormeça, ao colo ou a contar histórias. Depois de deixa o bebé, sair do quarto. O bebé vai chorar. Espera-se um minuto, entra-se faz-se uma festinha, uma palavra de consolo e volta-se a sair. Fazer isto até que o bebé adormeça. À medida que as noites forem passando, deve aumentar-se o tempo de espera até entrar no quarto. O ideal é fazê-lo em todas as dormidas do bebé. Mas existem variáveis a este método, em que apenas se "deixa" o bebé à noite, podendo ficar ao colo durante as sestas do dia.
Se o bebé acorda a meio da noite para comer, deve manter-se o ambiente o mais sossegado possível, não acendendo muitas luzes e falando num tom suave para não o despertar. 

Relacionado com este tema, existe um livro que gostava de comprar "10 dias para ensinar o seu filho a dormir" de Filipa Sommertfeldt Fernandes. É possívelq ue tenha outras dicas e técnicas interessantes...