2 de março de 2010

Natureza - Cactos


Não me vou pronunciar acerca da forma correcta de escrever esta palavra. Aqui será cacto.

E porquê os cactos?!



Hoje, ao passar por um jardim, lembrei-me (coisa estranha) de uma matéria que dei algures no 3ºCiclio (isso já não me recordo...) numa discipina que, suponho, seria Ciências...

A história dos cactos (by me):

Os cactos só são verdadeiramente cactos quando são tratados como tal. Se os regamos como flores comuns eles deixam de ser cactos e tornam-se numa flor, mais ou menos, comum.

Originários de zonas desertas, devido à falta de água os cactos desenvolveram "picos" para evitar que lhes "roubassem" a água armazenada. Se lhes damos muita água deixa de ser necessária a "protecção" dos "picos" e estes deixam, pura e simplesmente, de existir.




Se é bom ou mau?! Só os cactos o poderão dizer... Mas eu perferia ser eu, com o esforço necessário, do que deixar de o ser por "empurrão" de outros....

Consigo lembrar-me de várias alegorias que poderiam ser adaptadas a este infurtúnio dos cactos. Sim, porque eles certamente não preferem não ser cactos a sê-lo.
Dá Deus nozes a quem não tem dentes, e tira Deus os "picos" a quem não é digno!

Sem comentários: