Vejam o artigo completo no site do Continente!
Incómodos físicos:
- Tumefação e engurgitamento do peito - Surge como resultado da subida do leite, por volta do segundo ou terceiro dia após o parto, provocando dor e endurecimento dos seios, dificultando a amamentação. Molhe o peito com água morna e massaje em círculos com a ajuda de um creme, tentando esvaziá-lo. Assim que o leite comece a seguir, ofereça o peito ao bebé para que ele o esvazie.
- Fissuras do mamilo - São dolorosas e podem chegar a sangrar, mas saram rapidamente. Após a mamada limpe o mamilo e use um creme protetor e cicatrizante. Não deixe de amamentar.
- Dores no períneo - Provocadas pelas contrações do útero no seu processo de voltar ao tamanho normal. Podem ser intensas, sobretudo durante as mamadas. Mude de posição, use uma almofada ou fale com o seu médico sobre a possibilidade de usar um analgésico.
- Episiotomia - É um corte praticado no períneo para facilitar o nascimento do bebé que pode provocar dores e desconforto. Aplique gelo inicialmente, e água morna depois. Se não conseguir sentar-se, use uma almofada ou uma boia. A lavagem e a secagem são essenciais para uma boa higiene.
- Hemorroidas - Podem surgir ou agravar-se devido à força exercida pela mãe durante a fase de expulsão do bebé. Aplique gelo e uma pomada própria para o efeito. Se sofrer uma crise mais severa, fale com o seu médico.
- Obstipação - Faça uma alimentação rica em fibras e beba muitos líquidos.
- Dores nas costas - a manter uma posição correta ao proceder aos cuidados do bebé como mudar a fralda ou amamentar. As posições incorretas sobrecarregam a coluna. Faça exercícios de relaxamento.
- Lóquios - É normal perder sangue após o parto. Estas perdas têm o nome de lóquios e podem durar até um mês depois do parto. No início, o sangue é vermelho vivo, tornando-se progressivamente rosado e em menor quantidade. É desaconselhado o uso de tampões.
- Menstruação - O período menstrual reinicia-se entre 7 a 9 semanas após o parto. Se estiver a amamentar, pode demorar vários meses. No entanto os ovários podem ficar prontos a funcionar logo, pelo que mesmo sem menstruação é possível voltar a engravidar.
Cuidados a ter:
- Não fazer esforços excessivos;
- Não tomar banhos de imersão;
- Não ter relações sexuais enquanto perder sangue;
- Continuar a tomar o ferro e o ácido fólico no 1º mês pós-parto;
- Descansar nos períodos em que o bebé o permite;
- Marcar a consulta de revisão de parto 4 a 6 semanas após o mesmo;
- Se re-iniciar a atividade sexual deve usar contraceção, mesmo que esteja a amamentar.