30 de setembro de 2013

Tartes de iogurte e fruta

Ontem vi mais uma receita de Lorraine Pascal e não resisto a deixá-la aqui, para mais tarde experimentar!

Ingredientes:
Massa filo
500 gr iogurte grego
2 colheres de sopa de mel
Manteiga
Frutas

Preparação:
Estender a massa filo e barra-la com a manteiga derretida. Cortar a massa em quadrados,  e colocá-los em camadas de 3 nem formas de quieijada.

Levar ao forno 5 minutos a 180 graus. Enquanto arrefece prepara-se o recheio. Junta-se o iogurte com aroma de baunilha e o mel. Encher as bases de tarde com a quantidade pretendida de iogurte. Por fim enfeitar com frutas cortadas aos bocadinhos: morangos, figos, uvas sem grainha, mirtilos... E já agora, decorar com topping de morango ou chocolate!



27 de setembro de 2013

Arroz de Marisco

Fiquem hoje com a "minha" receita de arroz de marisco - uma adaptação entre: receitas que li + ver a minha mãe a fazer esta receita + o sabor que provei em alguns restaurantes!

Ingredientes:
(para 4/5 pessoas)
1 chavena de arroz
1 salada de marisco
400gr de camarão cozido
3 ou 4 postas de peixe
1 cebola
2 dentes de alho
1 tomate
1 pimento vermelho
azeite, sal e salsa ou coentros

Preparação:
Come por refogar a cebola e o alho no azeite. Depois junte o tomate pelado e sem sementes e o pimento cortado aos cubos. À parte coloca-se o peixe a cozer em água, depois de cozido, retiram-se as espinhas e reserva-se a água. Coloca-se a salada de marisco e o peixe no refogado e deixa-se cozinhar uns 15 minutos. À parte, coloca-se o arroz a cozer (2,5 chavenas de água e uma pitada de sal) e reserva-se. Adiciona-se ao refogado o caldo de peixe (2/3 chávenas) e deixa-se levantar fervura. No momento de servir, junta-se o arroz ao preparado de peixe e marisco, envolve-se bem o arroz e deixa-se tomar sabor por 5/10 minutos. Por fim, coloca-se por cima o camarão cozido e serve-se!

25 de setembro de 2013

PR7 – Rota da Celinda


Este percurso é linear, atravessando as freguesias da Sertã e Troviscal, onde predomina a paisagem das margens da ribeira da Sertã e elementos típicos de uma vida rural. Ao longo do percurso podemos contactar com variadíssimas espécies de fauna e flora.

Tipo: linear

Início: Praia Fluvial do Troviscal

Fim: Sertã - Área de Lazer das Margens da Ribeira

Coordenadas: 39°51'36.28"N 8° 0'28.62"W e 39°48'7.10"N 8° 5'55.73"W

Distância: 21,5 km

Duração: 7h

Dificuldade: Médio




4ª edição das Caminhadas "Pequenos Passos, Grandes Gestos"

Nesta onda de corridas e caminhadas, deixo aqui mais uma sugestão, para o Sábado dia 5 de Outubro. Vai realizar-se a 4ª edição das Caminhadas "Pequenos Passos, Grandes Gestos" nas cidades de Aveiro, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Leiria. A partida está marcada para as 14 horas, no caso de Leiria, no Largo da Igreja de Santo Agostinho. A inscrição dá acesso a um kit caminhada e tem um custo de 5 euros. Esta caminhada tem como objetivo promover o rastreio de cancro da mama, evitando complicações e sofrimento futuro tendo no presento o cuidado de um "pequeno gesto".



"Em Portugal são detetados anualmente cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença. Desde há quatro anos que são milhares de participantes que em várias localidades da Região Centro caminham com vista a sensibilizar as suas comunidades para a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama e para angariar fundos para a apoio ao doente oncológico e seus familiares prestado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).
No próximo dia 5 de Outubro, mulheres e homens, jovens e adultos, doentes oncológicos com os seus familiares e amigos, toda a comunidade é convidada a participar num evento que no título indica o objetivo: com “pequenos passos”, conseguir “grandes gestos”.
Movimento Vencer e Viver, do Núcleo Regional do Centro da LPCC, organiza esta 4ª edição das Caminhadas "Pequenos Passos, Grandes Gestos" que em Aveiro, Coimbra, Covilhã, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Viseu reunirá, a partir das 14 horas do dia 5 de Outubro, milhares de pessoas para uma simbólica caminhada contra o cancro da mama. A inscrição, que dá direito a um kit, tem um custo de cinco euros que reverte na totalidade para o apoio à mulher com cancro da mama através do Núcleo Regional do Centro da LPCC.
O projeto é dinamizado nestas várias cidades por voluntárias do Movimento Vencer e Viver, mulheres que já foram confrontadas com um diagnóstico de cancro da mama e que, num ambiente de entreajuda, disponibilizam apoio emocional às mulheres com cancro da mama e respetivos familiares. Uma intervenção ativa na comunidade, através de ações de sensibilização para a importância da deteção precoce e prevenção do cancro da mama, é outro dos grandes objetivos deste movimento e no qual se integra o “Pequenos Passos, Grandes Gestos. A visita hospitalar às doentes a realizar tratamentos, o desenvolvimento de serviços tendo em vista a melhoria da qualidade de vida destas mulheres e ainda o encaminhamento e divulgação sobre as formas de obtenção apoio psicológico e social especializado (profissional), são outras finalidades deste Movimento.
Tal como nas edições anteriores, estas caminhadas contam com a colaboração das câmaras municipais de cada um das cidades envolvidas e com a participação de entidades locais cujo contributo passa quer pelo apoio à organização e divulgação, quer pela animação e entretenimento no dia das caminhadas." in http://www.ligacontracancro.pt

24 de setembro de 2013

4ª Mini Maratona Leiria

É já no dia 6 de Outubro que se realiza a 4ª Mini Maratona de Leiria, com concentração no Estádio Municipal. A concentração e inscrições (4€) iniciam-se às 8 horas e após a partida às 10h esperam-se 12 Km de corrida ou 5Km de caminhada solidária. Com direito a t-shirt e a água mas, mais o mais importante, com direito a ajudar quem mais precisa, neste caso, exterminar a poliomielite... As inscrições podem ser feitas no local, em algumas lojas da cidade ou em http://minimaratonaleiria.com/inscreva-se/, onde estão também informações acerca dos percursos.
Para os amantes de desporto, ou por simples convívio:


Atualização: Resultados desta prova em http://docs.com/WM23 

22 de setembro de 2013

Dadores de sangue


Ser dador de sangue é acima de tudo uma responsabilidade social. É uma ação voluntária que deve ter como principal objetivo salvar uma vida. Porque amanhã poderemos ser nós a necessitar!

As transfusões de sangue em humanos iniciaram-se no século XIX e percorreu um logo caminho pela descoberta das compatibilidades sanguíneas. Hoje sabemos como funcionam as compatibilidades, mas até aqui chegarmos, muitos ficaram pelo caminho…
O sistema ABO consiste em 4 tipos de sangue A, B, AB e O. Além destes existe uma outra protaína - fator Rh - que nem todos possuem - os que a têm são conhecidos como Rh positivos e quem não tem como Rh negativos

CompatibilidadesDe quem posso receber:

- Sangue tipo A: pode receber sangue tipo A e O

- Sangue do tipo B: pode receber sangue tipo B e O

- Sangue do tipo AB: pode receber sangue do tipo A, B, AB, O

- Sangue do tipo O: pode receber sangue apenas do tipo O

 - Rh + : pode receber do Rh -

CompatibilidadesA quem posso doar:

- Sangue tipo A: pode doar ao sangue tipo AB e A

- Sangue do tipo B: pode doar ao sangue tipo AB e B

- Sangue do tipo AB: pode doar ao sangue do tipo A, B, AB, O



Recetor Universal AB Rh +

Dador universal O Rh -


IMPORTANTE - Existem pontos a respeitar no momento da dádiva:
- os dadores têm que ter mais de 18 anos, pesar mais de 50 kg e ter hábitos de vida saudáveis
- não podem ter comportamentos de risco relativamente a troca de parceiros sexuais, consumo de drogas, alcool
- não se pode ter tomado medicamentos na vespera (como por exemplo para a dor de cabeça, constipação) nem levar vacinas no mês anterior
- não é possivel doar sangue se se foi operado nos últimos dois meses (depende também do tipo de operação) ou se alguma vez recebemos sangue
- não se pode ter viajado para zonas de risco de doenças ou epidemias (como por exemplo para África - dengue)
- não se pode dar sangue em gejum (!!!) e depois da dádiva deve alimentar-se bem e beber muita água.

Para melhor detetarem possívies casos de impossibilidade de doar sangue, é necessário preencher um questionário no momento da dádiva, o médico faz-nos mais algumas questões, tira-nos uma gota de sangue (para fazer o teste à hemoglobina) e mede-nos a tensão arterial.





IMPORTANTE - Na véspera de doar sangue:
- não comer demais
- não comer ali­mentos gordurosos
- não consumir bebidas alcoólicas


E no fim, ficamos felizes por estarmos a ajudar alguém!!!

19 de setembro de 2013

Como aumentar a minha motivação no trabalho?

Hoje sinto-me assim... Sem motivação para estar no trabalho! Por isso decidi procurar formas de me motivar... O tempo que perdi a "vasculhar" na net já me aumentou a motivação, mas não chega...

O que posso então fazer para me apetecer estar aqui???!

 
As respostas que encontrei talvez não sejam as melhores, até porque uma das principais formas de motivação é fazer-se aquilo de que se gosta, o que nem sempre é possível....

Pois se não temos o trabalho que desejamos, o segredo é fazer outras coisas que nos façam feliz: sair à noite, jantar fora, passear, fazer exercício ou outra atividade.

Um outro conselho (e talvez o meu preferido) é o de que devemos propor objetivos intermédios no nosso dia, como por exemplo fazer pausas, comer um chocolate ao lanche, fazer 20 adnominais na cadeira…

Também pode ser boa estratégia ordenar as tarefas do dia e fazê-las por grau de dificuldade (crescente ou decrescente…)

Um outro conselho é pensar que este é apenas um dia do resto da vida, e que este dia me pode levar a algo melhor… será?

14 de setembro de 2013

Um refugio para a vida

Mais um excelente livro de Nicholas Sparks, com uma história comovente, também já "transformado" em filme.

Sinopse:
Decidida a deixar o passado para trás, Katie (Julianne Hough) decide recomeçar uma nova vida em Southport, uma pequena cidade piscatória no estado de Carolina do Norte, EUA. Com o passar do tempo, e apesar de relutante em criar laços seja com quem for, ela acaba seduzida pela generosidade de Alex (Josh Duhamel), um jovem viúvo com dois filhos pequenos, que teima em manter-se por perto. Agora, com uma vida que parece ter tomado um novo rumo, ela sente-se feliz e cada vez mais ligada a Alex e às duas crianças. Porém, o passado obscuro que durante anos tentou esquecer parece ter voltado para a assombrar quando um homem misterioso chega à cidade, decidido a revelar segredos que vão alterar a opinião que todos têm sobre dela.
 
Livro

Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 306
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722344470
 

Filme

Realização: Lasse Hallström
Elenco: Cobie Smulders, Julianne Hough, Josh Duhamel
Género: Romance
Ano: 2013
Duração: 115 min

11 de setembro de 2013

PR4 – Rota das Estevas


Percurso com uma riqueza paisagística bem acima da média, com passagem por inúmeras aldeias como Rebaixia dos Tomés, Chão da Telha, Vale da Ponte, Rebaixia dos Faustinos, Casal de Santana. Igrejas, capelas, cruzeiros e alminhas são uma constante deste percurso demonstrando bem a religiosidade dos habitantes destas paragens. A Ribeira da Tamolha e a ponte da Isna são locais onde vamos certamente ficar presos durante largos minutos devido à tamanha beleza daqueles locais. Na parte final poderá visitar a Igreja Matriz, dedicada a Santa Ana.

Início/Fim: Igreja da Cumeada

Coordenadas: 39°46'22.12''N 8°6'53.77''W

Distância: 12 km

Duração: 5h
Dificuldade: Difícil



6 de setembro de 2013

Pequeno-almoço ou breakfast

Ontem vi um documentário bastante interessante sobre o pequeno-almoço. Não era bem sobre "pequeno"-almoço era sim sobre breakfast. Isto porque de pequeno não tinha nada, era sobre o tipicamente americano ou inglês grande brakfast!
Todos reconhecemos a importância da primeira refeição do dia, mas nem todos exageramos como os ingleses e americanos: bacon, ovos mexidos, feijão branco, pão, sumo de laranja, waffers, doce, fruta, crepes, café, cereais, leite, donnuts, torradas...
Achei interessante porque mostrava a origem de cada  uma das tradições do pequeno-almoço, por exemplo:
- o café surgiu no pequeno-almoço na altura da revolução industrial como forma de afastar os operários das bebidas alcoolicas e dar-lhes mais energia para trabalharem nas linhas de montagem
- os cereais surgiram por engano, na decada de 60 quando começaram a surgir preocupações com a alimentação. O Sr. Kellogs esqueceu-se dos cereais e els ficaram secos, depois espalmou-os e para não se estragarem deu-os aos seus pacientes com leite frio!
- o bacon surgiu através de uma campanha publicitária, promovida por uma empresa que queria aumentar as suas vendas, e tem tido muito sucesso desde então. Teve algumas fases com baixo consumo, principalmente nas épocas em que houve mais preocupação com a saúde,  mas hoje em dia está na moda tudo o que leve bacon.
 
À parte do breakfast surgiu um outro termo: brunch!
Originário dos estudantes universitários do final do século XIX que se levantavam demasiado tarde para um pequeno-almoço (breakfast) e ainda cedo para o almoço (luch), decidiram fazer uma refeição à sua medida, com tudo o que o pequeno almoço tem de bom juntando uma bebida alcoolica, para animar o início do dia. Este termo ficou ainda popularizados pelas estrelas de cinema de Hollywood, quando em deslocação de comboio paravam em restanrantes de luxo para um lanche demasiado ostentoso.

4 de setembro de 2013

PRA 3 - Percurso da Pateira de Taboeira

Deixo agora o último dos percursos pedestres e btt da região de Aveiro:

Distância: 4 km

Duração: 1 hora (a pé) 16 min (de bicicleta)

Início/Fim: Freguesia de Esgueira (Aveiro)





Mais informações: Percurso da Pateira de Taboeira
 

3 de setembro de 2013

PRA 2 - Percurso do Parque da Balsa de Eixo

Aqui fica mais um percursos pedestres (ou de bicicleta) da região de Aveiro:

Distância: 5,5 km

Duração: 1h15 (a pé) 22 min (de bicicleta)

Início/Fim: Freguesia de Eixo (Aveiro)

Como chegar:  de Aveiro, pela EN109, direção a Eixo/Águeda para a EN230
                          de Águeda pela EN230, no centro de Eixo virar à direita

 

 
Mais informações: Percurso da Balsa de Eixo

2 de setembro de 2013

PRA 1 - Percurso do Forno Romano de Eixo

Nos proximos post vou deixar informações de alguns percursos pedestres e de bicicleta da região de Aveiro.


Distância: 4 km

Duração: 1hora (a pé) 18 min (de bicicleta)

Início/Fim: Freguesia de Eixo (Aveiro)

Como chegar: de Aveiro, pela EN109, direção a Eixo/Águeda para a EN230 + cerca de 6km 
                       de Águeda pela EN230, no centro de Eixo direção “Forno Romano de Eixo”

 
Mais informações: Percurso Forno Romano de Eixo

1 de setembro de 2013

Caixa de Chá

Hoje apetece-me deixar aqui o trabalho de decoupage de uma caixa de chá que me foi oferecido pela minha prima:

É uma caixa de madeira decorada utilizando a técnica do guardanapo, ideal para guardar saquetas de chá!