30 de agosto de 2013

As línguas mais faladas no Mundo

Estou a pensar tirar um curso de línguas mas fiquei na dúvida de que língua deveria escolher... Decidi pesquisar: qual a língua mais falada no Mundo? Qual me poderá vir a dar mais jeito...?

Depois de alguma pesquisa aqui fica a listagem, por total de falantes no Mundo:

1º. Mandarim – 1051 milhões – China, Malásia e Taiwan.
2º. Hindi – 565 milhões – Índia, regiões norte e central.
3º. Inglês – 545 milhões – EUA, Reino Unido, Oceania
4º. Espanhol – 450 milhões – Espanha e Américas.
5º. Árabe – 246 milhões – Oriente Médio, Arábia, África do Norte (é a 6ª lingua official dos EUA)
6º. Português – 273 milhões – Brasil, Portugal, Angola (a quarta língua mais ensinada em todo o mundo)
7º. Bengali – 121 milhões – Bangladesh, Nordeste da Índia
8º. Russo – 145 milhões – Rússia e Ásia Central.
9º. Francês – 130 milhões – França, Bélgica, Canadá e Centro da África.
10º. Japonês – 127 milhões – Japão.
 
E agora como decidir?!!
Bem, Mandarim deixo para um dia mais tarde... Hindi está fora de questão... Inglês até sei qualquer coisita... Espanhol, talvés... Àrabe, naaa... Português penso que não preciso :-P Bengali, naaaa.... Russo fica para depois do Mandarim... Francês também seria uma boa opção mas fica para antes do Mandarim... e Janopês para depois do Russo... Está decidido, Espanhol!!!

29 de agosto de 2013

Veneza

Veneza é desde há muitos séculos um local de festa e diversão. Outrora capital do comercio, de elevada importância Europeia, hoje tem o importante papel de distino turístico. A população tem vindo a decrescer, estando maioritariamente virada para as atividades turisticas.

Os passeios nas gôndolas ou nos Vaporetos fazem as delícias dos visitantes em tempo quente, são perfeitos para conhecer a cidade e para nos deslocarmos entre os canais, para visitar os museus e monumentos.

A não perder:
- Rialto
- Praça de São Marco
- Basilica de São Marcos
- Campanário de São Marcos
- Passeio de Vaporeto (existem 25 rotas)



Dicas úteis:
- Se ficar alojado em Veneza leve mochilas em vez de malas de viagem, porque o caminho até ao hotel pode ser doloroso, pelas ruas apinhadas de gente e sobre um calor abrasador...
- 2 ou 3 dias são suficientes para visitar Veneza, as ilhas em redor e ainda para uma ída à praia a Lido
- É mesmo bom evitar os meses de turismo em massa (julho e agosto), porque a confusão é demasiada, e pode levar-nos a não gostar de Veneza

28 de agosto de 2013

Côte d'Azur - França

A costa sul francesa é perfeita para uma semana de férias, nas belas praias de água quente. Existem diversos locais a não perder, para um passeio ao fim de tarde, ou pela noite dentro, ou para banhos de sol e de mar!

Nice - É a cidade grande da Riviera pelo que merece uma visita turística.

Saint Tropez - Local perfeito para um ou dois dias à noite, para ver os gransde barcos das estrelas. Tem um ambiente espetacular mas é tudo muito caro, por isso é bom para ver...

Saint Rafael - Ideal para ir à praia, para passar as noites, comprar souvenirs... Existe muita animação nas ruas, apinhadas de gente.

Frèjus - Local ideal para ficar a dormir, por ser mais em conta e por ficar no centro de todas as outras zonas a visitar.

Mónaco - Este principado não pode ficar de fora numa viagem pela riviera francesa. Apesar de ser um país/cidade um pouco confuso (ou secreto?), pelas estradas e tunéis, e pela pequenez do espaço... É um local onde vale a pena estacionar e passear pelas zonas dos "pobres" uma vez que as zonas in não nos estão acessiveis, como o casino.

24 de agosto de 2013

Parques de Merendas - Leiria

E porque o Verão convida para um pic-nic em família ou com amigos, aqui fica uma lista de alguns dos parques de merendas da região de Leiria. Marquem já o vosso, porque nos dia quentes de Verão não há espaço para todas as famílias que decidem passar uma bela tarde ao freco!

 
Mata do Gaio Alcobaça: mesas, churrasqueiras e parque infantil

Pia do Urso Serra de S. Mamede, Batalha: mesas e bancos

Arrimal Porto de Mós: algumas mesas, junto ao Parque de Campismo

Barosa Leiria: mesas de picnic e churrasqueiras

Fontes na nascente do Rio Lis, Cortes, Leiria: poucas mesas

Caranguejeira no Lapedo: mesas, WC, café, parque infantil mas pouco estacionamento

Barroquinha Maceira, Leiria

Pisão Bajouca, Leiria: algumas mesas, sombras e água fresquinha

Troncão Colmeias, Leiria: mesas, churrasqueiras, WC e ribeira com água

Tremelgo Marinha Grande: mesas e muita sombra

Samouco Marinha Grande: ao lado da praia (entre S.Pedro e a Praia da Vieira)

Vale da Sobreira Mata Mourisca, Pombal

Fonte da Pedra Louriçal, Pombal: mesas, churrasqueiras, lago artificial e parque infantil


Agroal Ourém: água fresquinha, WC, sombras e muitas mesas



22 de agosto de 2013

Sopa Fria de Pepino

Os pepinos da minha horta são dignos de registo! O primeiro é um pepino de compra e o de baixo é da minha horta... um pepino gigante!!! Muita águinha e pronto!



O pepino come-se na maioria das vezes em forma de salada. É um alimento diurético e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. É rico em potássio, que dá flexibilidade aos músculos e elasticidade às células da pele, e por isso rejuvenesce a epiderme.

Para completar, deixo uma receita com pepino - Sopa Fria de Pepino


Ingredientes

1 alho francês

1 cebola

2 dentes de alho

2 colheres de sopa azeite

1 colher de sobremesa sal

2 batatas

400g pepino doce

1litro água

1 colheres de chá pimentão doce

 
Preparação

Corte o alho francês em rodelas, lave e coloque numa panela. Junte a cebola e os alhos descascados e cortados em pedaços. Junte o azeite e o sal. Tape e leve a cozinhar em lume brando. Descasque as batatas, passe-as por água e corte-as em pedaços pequenos. Coloque as batatas na panela e volte a tapar.

Corte um pepino ao meio e em rodelas finas e reserve. Limpe os restantes de sementes, tire-lhe a casca, corte em cubinhos pequenos e coloque na panela. Mexa e deixe cozinhar. Triture os legumes com a varinha mágica e deite a sopa numa terrina. Deixe arrefecer completamente e guarde no frigorífico até à altura de servir.

Volte a mexer e distribua a sopa pelos pratos de serviço. Polvilhe com uma pitada de pimentão doce e os cubinhos de pepino.

21 de agosto de 2013

Cavalos


Fomos recentemente a uma feira de verão onde estavam em "exposição" cavalos. Foi a primeira vez que fiz uma festinha num cavalo!

Haviam alguns puro sangue lusitano, com o pelo a brilhar, pareciam tapetes, com mais de 500kg e mais altos que uma pessoa...

Como até então nunca me tinha questionado como são os cavalos (são parecidos - psicologicamente - com os cães, com os gatos..?) decidi "investigar". Através da observação percebi que não são animais desconfiados como os cães, são meigos, mas como têm uma força incrível é preciso cuidado quando se está ao pé deles.
Existia nessa feira um cavalo que parecia fazer de estátua... não consegui descobrir se estava a dormir (sim, os cavalos dormem de pé - por pequenos períodos de tempo), a pousar para a foto, ou simplesmente na brincadeira...

Existem alguns muito semelhantes a zebras ou a camelos mas curiosamente o "verdadeiro" cavalo é o cavalo anão! Ou seja, o "cavalo não anão" é que evoluíu e cresceu até se tornar no "normal" quando inicialmente o "normal" era terem apenas 20 cm de altura.

Os cavalos (égua, garanhão e potro - os nomes que compõem a família) são animais habituados a viver com o homem. A sua alimentação baseia-se em aveia, feno, erva - 10kg/dia - e bebem perto de 50 litros de água/dia.

As estátuas que frequentemente se veem de cavalos com os seus donos têm sempre significado: se o cavalo tem as duas patas no ar é porque a pessoa foi morta em batalha, se tiver uma pata no ar é porque foi ferida e se tiver as quatro patas no chão é porque quem o montava morreu de causas naturais.

Em Portugal existem 3 raças: Sorraia, Garrano e Lusitano.

18 de agosto de 2013

R6 - FF - Rota do Megalitismo

Este percurso é aquele que nos leva pelas antiguidades da região.

Início/Fim: Dólmen das Carniçosas, Alhadas
Duração: 2 horas
Dimensão: 6 km
Locais de interesse: Dólmen das Carniçosas, Alhadas, Casal do Mato, Fonte do Ramilo, Urzal, Carvalhal, Serra das Alhadas, Dólmen das Carniçosas
Mais informações em: http://www.figueiradigital.com/percursos/megalitismo.htm

17 de agosto de 2013

R5 - FF - Rota de Maiorca

O percursos da Maiorca leva-nos ao longo do Rio Mondego, entre outros cursos de água...

Início/Fim: Maiorca
Duração: 2h30
Dimensão: 7,5 km

Mais informações: http://www.figueiradigital.com/percursos/maiorca.htm

14 de agosto de 2013

R3 - FF - Rota das Lagoas

O terceiro percurso sugerido pela Figueira da Foz dá-nos uma visita pelas lagoas...

Início/Fim: Lagoa das Barças (Camarção)
Duração: 2h30
Dimensão: 7,5 km

Mais informações: http://www.figueiradigital.com/percursos/lagoas.htm

13 de agosto de 2013

12 de agosto de 2013

R1 - FF - Rota da Boa Viagem

Na Figueira da Foz existem muitos percursos, de dificuldade baixa, que valem o esforço. Visitem a página abaixo que mostra o bom trabalho que se tem feito nesta terra, por alguns autarcas que deixam dívidas mas também obra!
Ao longos dos próximos dias vou deixando o resumo dos percursos, uma sugestão para uma manhã de Verão ou uma tarde de Inverno...

Início/Fim: Fonte de Stª Marinha
Duração: 3 a 4 horas
Dimensão: 11, 75 km

Mais informações em: http://www.figueiradigital.com/percursos/boaviagem.htm