1. Seja grato. A gratidão é um sentimento que pode ser praticado e desenvolvido todos os dias. Cultivar essa sensibilidade como norma de vida vai tornar a experiência de escrever no diário uma tarefa muito mais simples.
2. Faça uma lista das coisas pelas quais você é grato. Defina uma quantidade diária e enumere tudo que te faz sentir inundado pelo sentimento de gratidão, sem repetir nenhum item. A tarefa vai ficar cada vez mais desafiadora, mas o seu entendimento de agradecimento e sua consciência vão ser expandir na mesma medida. A prática também vai fazer-te procurar em cada detalhe do dia a dia mais um motivo para agradecer.
3. Comece pelo básico. Para a maioria das pessoas, o ponto de partida é falar sobre coisas materiais, como a casa onde habita, a cama quentinha, as roupas e o alimento diário. Ao pontuar esses elementos, descreva como se sente por tê-los.
4. Cite coisas materiais secundárias. O que é considerado complementar pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do interesse de cada uma. Se gosta de pintar, por exemplo, pode demonstrar seu apreço pelos seus materiais artísticos. Se gosta de flores, pode agradecer pela sua bela coleção plantas.
5. Descreva o sentimento de gratidão por si mesmo. Para começar, pode ser grato pelo simples fato de estar vivo. Em seguida, agradeça pelo corpo que tem, mesmo que não goste de todas as suas características físicas. Evite cair na armadilha de ser grato por ter algo melhor do que o das outras pessoas. Em vez de se comparar aos outros, compare seu sentimento de ter com a sensação que teria se não tivesse aquilo.
6. Pense nas suas aptidões. Comece pelas capacidades básicas: ver, escutar e andar. Depois, estenda sua lista para as habilidades complementares que tornam você uma pessoa única e especial, como saber dançar, cantar e escrever. Descreva também as características de personalidade, tipo saber ouvir, ser bom em levantar o astral das pessoas ao seu redor e ser um ótimo amigo.
7. Agradeça pelas pessoas que fazem parte da sua vida. Pense em todos os que ama: filhos, amigos, cônjuge e animais de estimação. Anote o motivo de se sentir grato pela vida de cada um deles e como essas pessoas o fazem sentir. Esse simples exercício ajuda a reconhecer a contribuição que cada indivíduo traz para sua vida. Em complemento a esse exercício, agradeça também por quem não gosta e tente encontrar uma razão para apreciar o fato de essa pessoa existir. No início pode ser complicado; em contrapartida, vai sentir seu espírito edificado quando conseguir colocar todas as palavras positivas no papel.
8. Demonstre gratidão pelas experiências. Todos temos momentos de alegria que merecem ser celebrados. Agradeça pela sua festa de aniversário, pelo dia alegre e pelas suas divertidas férias.
- Não é preciso escrever muito, o mais importante é
ter consciência das suas emoções e sentimentos. Quanto mais consciência
você tiver, mais vai conseguir atrair coisas boas.
- Desafie-se diariamente a criar novas razões para agradecer.
Lembre-se de que cada detalhe pode carregar uma mensagem significativa,
como o florescer na primavera, que traz um período de esperança e
renovação.
- Leia o seu caderninho quando estiver mais em
baixo. A leitura de todas as coisas boas que você já descreveu vai ajudar
a renovar suas energias.
- Para não se esquecer de fazer anotações
diariamente, deixe o diário num lugar acessível, numa estante, no seu
campo de visão.