25 de fevereiro de 2010

PR 1 - Marvão


Este percursos teve início no Castelo. Descemos em volta do monte e viemos dar à ponte romana (onde verdadeiramente iniciava o percurso), em Portagem. Voltamos a subir até ao Castelo. O percurso tem grande parte com passagem sobre estrada medieval e por uma ponte quinhentista.

O percurso tem 7 km e dificuldade média.


As paisagens são maravilhosas. Feito numa manhã de Inverno não chuvosa, com o sol a raiar de levezinho, torna-se mesmo fantástico. Com muita calma, história e paisagem pela frente.


22 de fevereiro de 2010

Tudo Pode Dar Certo - Woody Allen

Este fim-de-semana fomos ver um filme diferente....
Os primeiros 5 minutos e a 'falta' de produtoras deixam-nos a pensar "que raio de filme é este?", mas só no final, fazendo a retrospectiva, se dá o valor a este tipo de produções.
Cinema alternativo, sem dúvida, mas com uma mensagem a passar: Whatever Works!
E para mim, esta passa a ser uma máxima de vida porque "o que resultar está bom!".


Sinopse:
"Woody Allen está de regresso à cidade de Nova Iorque com uma comédia pouco convencional sobre um excêntrico misantropo e uma ingénua e influenciável jovem fugitiva. Quando os seus tensos e irritáveis pais chegam para a salvar, eles são rapidamente enredados em acontecimentos românticos inesperados (levando-os para fora do seu mundo…). Todos vão descobrir que encontrar o verdadeiro amor se resume à combinação da sorte e de apreciar o valor de que Tudo pode dar Certo... "

Em relação a este génio, Woody Allen, nasceu a 1 de Dezembro de 1935 no bairro do Bronx em Nova York. O seu nome verdadeiro é Allan Stewart Konigsberg. Escolheu o pseudónimo que ficou famoso na primavera de 1952 quando morava em Brooklyn e resolveu escrever textos cómicos profissionalmente. (in http://portalcinema.blogspot.com/2007/11/biografia-woody-allen.html)

18 de fevereiro de 2010

Fazer anos!

Hoje faço anos!
Grande coisa, não é?...
Não há grande festança preparada, até porque amanhã é dia de trabalho...
Mas cá estou... E cá estarei, se Deus quiser, daqui a um ano, e bem mais!


"Com que então caiu na asneira de fazer na quinta-feira vinte e quatro anos!
Que tolo! Ainda se os desfizesse...
Mas fazê-los não parece de quem tem muito miolo!
Não sei quem foi que me disse que fez a mesma tolice, aqui o ano passado...
Agora, o que vem, aposto, como lhe tomou o gosto, que faz o mesmo. Coitado!
Não faça tal; porque os anos que nos trazem?
Desenganos que fazem a gente velho;
faça outra coisa; que, em suma,não fazer coisa nenhuma,também lhe não aconselho.
Mas anos, não caia nessa!
Olhe que a gente começa às vezes por brincadeira,
mas depois, se se habitua, já não tem vontade sua, e fá-los, queira ou não queira!
João de Deus

15 de fevereiro de 2010

Portalegre

Este fim de semana fizemos uma escapadela por terras de Portugal!
O destino ficou-se por Portalegre, com o objectivo de fazer um percurso pedestre no Parque de S. Mamede (deixo o registo amanhã).

Portalegre, apesar de ser uma cidade pequena, tem à sua volta uma infinidade de sitios para conhecer. Os registos históricos são "aos pontapés", e 1, 2, 3 ou mais dias serão sempre poucos para conhecer verdadeiramente tudo!

Começamos por visitar o Castelo de Marvão, que fica num cimo de uma montanha escarpada, implantado em imponentes pedragulhos! Isto faz-nos pensão, os nossos antepassados ultrapassavam desafios e demoravam tempo que hoje em dia (digo eu) não significaria nada.
Mas, de facto, lá colocaram um castelo, com muralhas (ao jeito de Óbidos) no cimo da serra.

Acabamos por visitar também Castelo de Vide, Crato, Alter do Chão e Ponte de Sor, e todas estas terras têm monumentos, interesses arquiológicos, castelos, mosteiros, etc. etc. que merecem ser explorados.

8 de fevereiro de 2010

O Primeiro Milhão Para Casais

Recentemente comprei este livro (com algumas dicas importantes):


"Na vida de qualquer casal inteligente, o dinheiro é fundamental. Não é apenas uma questão de ter uma conta bancária maior ou menor, mas antes de saber gerir bem o património comum, de alinhar os objectivos de ambos, de partilhar tanto as receitas e as despesas. Como os sonhos. Pedro Queiroga Carrilho, o autor do maior sucesso de vendas português de Finanças Pessoais ("O Seu Primeiro Milhão"), apresenta agora este livro. Na linguagem simples e directa a que nos habituou, prepara o casal para a aventura de uma vida de enriquecimento a dois: desde a definição do perfil financeiro de um e de outro, às questões práticas do dia-a-dia, como os custos do casamento, a economia doméstica ou a divisão das finanças.


Formado em Engenharia Informática no Instituto Superior Técnico, Pedro Queiroga Carrilho, 26 anos, dedica-se ao estudo do dinheiro desde muito novo. Especialista em poupança e investimentos, tornou-se formador nessas áreas. Através da Kash Finanças Pessoais, que fundou em 2007, dá cursos nas áreas de Finanças Pessoais, Finanças Pessoais para Casais e Investimento. Praticante de diversas artes marciais, dedica-se ao Kung Fu há nove anos. "

1 de fevereiro de 2010

PR 2 - Percurso das Aldeias Serranas - Lousã



Este percurso pertence à rota das Aldeias do Xisto. É o segundo percurso (de dois) do concelho da Lousã e decorre, na sua maioria, ao longo da serra da Lousã, com passagens pelas famosas aldeias do Casal Novo e Talasnal!
Foi um dos poucos percursos onde encontrámos outros 'pedestrianistas'...




Os principais pontos de interesse são, sem dúvida, o Castelo da Lousã, o Santuário e praia fluvial de Nossa Senhora da Piedade, o Santuário da Ermida, o Cruzeiro e, claro, as aldeias!!!




À hora de almoço fomos coagidos a alimentar este podereso e faminto animal. Por sorte, tínhamos uma côdeas e latas de atum em excesso, que este teve oportunidade de devorar...



Curiosa, também, esta pequena unidade produtora de energia da EDP (central hidroeléctrica da Ermida), protegida por um enorme segurança holandés (!) e por um voraz doberman.
 
 
 
 
 
 
Início/Fim: Junto ao Castelo da Lousã
Distância: 6 Km
Duração: 3h
Dificuldade: fácil